terça-feira, 6 de janeiro de 2009

- Porque choras tu? É saudade? É amor? O que tu sentes aí? – Uma voz amiga perguntou.
A rapariga não respondeu, parecia admirar um infinito inexistente, ninguém conseguia dizer para onde estaria a olhar, muito menos no que estaria a pensar.
A mesma voz insistiu:
- Querida, diz-me o porquê de cada lágrima tua. Não faças do silêncio, um refúgio perfeito. Da tua dor, uma constante. – Era visível no seu rosto a ânsia de uma resposta, porém nem uma única palavra ouviu, um simples gesto que fosse.
O que poderia ter acontecido a tão jovem menina? Que motivo levaria aos seus olhos a derramar lágrimas como pequenas fontes inesgotáveis? Que nome tomaria essa dor que a sufocava daquele jeito lamentável?
Quando já não havia esperança que tais perguntas fossem respondidas, a nostálgica rapariga, enxaguou as suas lágrimas, e falou:
- Sinto-me cheia de nada como esta casa vazia. Não é de saudade, não é de amor que o meu peito se queixa, é do vácuo que o preenche.
“Preciso de ti”; “Amo-te”; “Adoro-te”; “Tenho saudades”... São coisas que me dizem e que eu não consigo responder com exactidão, pois eu não sinto. Estou indiferente a ti, que tão bem te conheço, como aquele ali, que cujo o rosto nunca vira antes.
E estas lágrimas que vês, caiem porque sinto ódio por não sentir, por querer ter saudade e não ter, por querer fazer brotar do coração um “amo-te” sincero e não conseguir, por rir e sorrir mas apenas ter como lembrança a verdadeira felicidade.
A sua amiga em silêncio ouviu tudo o que esta tinha para dizer. No fim, abraçou-a sem contestar, pois não sabia o que era pior, sofrer por uma dor conhecida, ou por esta que lhe era estranha, por querer ter pelo o que sofrer e não ter.

2 comentários:

Kate disse...

(: Parabéns Bá. De todos os teus textos que já li até hoje, acho que posso dizer que este é o meu favorito. A tua forma de te expressares por palavras está melhor que nunca.
Um beijo

Maria disse...

"Estou indiferente a ti, que tão bem te conheço, como aquele ali, que cujo o rosto nunca vira antes.", tal como eu.